LEI AMPLIA A TRANSPARÊNCIA E A IGUALDADE SALARIAL

Em 03.07.2023, foi publicada a Lei nº 14.611/2023 (“Lei da Igualdade Salarial”), que estabelece novos parâmetros que devem ser observados pelas empresas na remuneração de seus funcionários, de modo a garantir a igualdade de salário entre mulheres e homens que exerçam as mesmas funções, além de implementar práticas que promovam a transparência das empresas.

RELATÓRIO DE TRANSPARÊNCIA SALARIAL

As empresas com 100 (cem) empregados ou mais deverão divulgar semestralmente relatório de transparência salarial, que permita a comparação de salários entre mulheres e homens, sob pena de multa administrativa de até 3% (três por cento) da folha de salários do empregador, limitado a 100 (cem) salários-mínimos.

Ressaltamos que os dados pessoais devem ser mantidos no anonimato, em atenção à Lei Geral de Proteção de Dados (“LGPD”).

VERBAS E MULTAS APLICÁVEIS EM CASO DE DISCRIMINAÇÃO

A comprovação da discriminação de qualquer natureza obriga o pagamento das diferenças salariais, bem como de multa de 10 (dez) vezes o valor do novo salário devido, além de não afastar potencial indenização por danos morais.

A equipe do Ventura Advogados está acompanhando atentamente as relevantes alterações na legislação trabalhista e à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários sobre o tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Encontrou Preço Menor? Nós Cobrimos!

Se você encontrou em qualquer lugar um serviço de acompanhamento processual equivalente por valor inferior, basta preencher seus dados abaixo. Garantimos igualar ou superar a oferta da concorrência — com a mesma qualidade, suporte exclusivo e tradição de 60 anos da SIJ

× Fale Conosco