Serviço de Informações Judiciárias

Empresas analisam quais TRTs são menos rigorosos antes de estabelecer sedes

638491de9ead696d9b4c7e7640a6ebfa

As diferenças no nível de rigor entre os tribunais regionais do Trabalho passaram a ser consideradas pelas empresas na hora de definir onde se estabelecer. Por isso, tem mais chance de receber a nova companhia uma cidade sob a jurisdição de um TRT menos rigoroso com o empregador.

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, estudo feito pelo escritório Machado Meyer concluiu que, no Rio Grande do Sul, os empregadores foram ordenados a pagar R$ 12.400 por processo — 41% a mais que na Grande São Paulo, onde a base salarial é maior. 

“Os tribunais regionais do Trabalho são muito diferentes entre eles, e há empresas que deixam de ir a uma cidade por conta do perfil dos juízes”, diz a advogada Caroline Marchi, sócia do Machado Meyer. 

O escritório elaborou um coeficiente sobre qual o impacto dos pagamentos ordenados por juízes para cada real de salário pago aos funcionários. A atuação do Ministério Público do Trabalho não entra na elaboração do coeficiente, mas é também levada em conta no momento de escolher onde sediar a empresa. 

FONTE: Conjur

Onde estamos

Rua dos Andradas, 943
5º andar
Centro | Porto Alegre | RS
Telefones: (51) 98182 5628 | 98182 5630
E-mail: ouvidoria@sijtecnologiajuridica.com

Venha para o SIJ!

Conte com os 56 anos de experiência da nossa empresa a favor da sua advocacia. Solicite um contato da nossa equipe e mude você também!

Ligamos para você

Cadastre-se em nossa newsletter

Receba por e-mail promoções e notícias recentes.